Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Theatro Municipal do Rio apresenta nova temporada de “O Quebra-Nozes”

A montagem reúne o Ballet, o Coro Feminino e a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio, com concepção e adaptação de Hélio Bejani e Jorge Teixeira

Por Redação Bravo!
19 dez 2025, 09h00 •
O Quebra-Nozes
Manuela Roçado e Rodrigo Hermesmeyer com o Corpo de Baile (Daniel Ebendinger/divulgação)
Continua após publicidade
  • Dezembro volta a trazer ao palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro um dos títulos mais recorrentes do repertório clássico. Após temporada com ingressos esgotados em 2024, O Quebra-Nozes, de Piotr Ilitch Tchaikovsky, retorna pelo segundo ano consecutivo à programação da casa.

    A montagem reúne o Ballet, o Coro Feminino e a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A concepção e adaptação são assinadas por Hélio Bejani e Jorge Teixeira, a partir da versão de Marius Petipa, com direção-geral de Bejani. A regência fica a cargo de Felipe Prazeres, maestro titular da Orquestra Sinfônica do TMRJ.

    Estreado em 1892, na Rússia, O Quebra-Nozes só chegou ao ocidente em 1934, em Londres, no Sadler’s Wells Theatre. Desde então, tornou-se presença frequente nas temporadas de fim de ano de companhias de dança em diferentes países, consolidando-se como um dos balés mais encenados da história.

    A história é ambientada na Alemanha do fim do século 19 e começa em um orfanato, que ganha peso maior nesta versão. É ali que se dá o encontro entre Clara e Klaus, o menino que mais tarde se transforma no Quebra-Nozes, ponto de partida da trama. A partir desse vínculo, o espetáculo constrói a passagem para o universo fantástico. A partir desse encontro, a narrativa avança com a entrada de Drosselmeyer, padrinho de Clara, que conduz a passagem do orfanato para os reinos da fantasia ao longo dos dois atos.

    Em cena, a produção se apoia em cenários de grandes dimensões, figurinos detalhados e personagens marcantes, como os ratos gigantes, os soldadinhos e as figuras do Reino dos Doces. Momentos coletivos estruturam o espetáculo, entre eles a batalha contra o Rei dos Ratos, a Valsa das Neves e a Valsa das Flores, que colocam o corpo de baile no centro da ação e dão escala à encenação.

    Continua após a publicidade

    O elenco reúne primeiros bailarinos, solistas e o Corpo de Baile do Theatro Municipal, com destaque para intérpretes formados pela Escola Estadual de Dança Maria Olenewa. A produção encerra a temporada do teatro.

    O Quebra-Nozes, de Tchaikovsky
    Theatro Municipal do Rio de Janeiro
    Até 28 de dezembro
    Horários: 19h (sessões noturnas) e 17h (domingos)
    Duração: 1h40, com intervalo
    Classificação: Livre
    Ingressos: de R$ 20 a R$ 90

    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade
    TAGS: