Avatar do usuário logado
OLÁ,

“Também Guardamos Pedras Aqui”: poesia de Luiza Romão vira peça subversiva

Adaptação do livro homônimo vencedor do Prêmio Jabuti está em cartaz no Sesc Vila Mariana até 18 de maio

Por Redação Bravo!
6 Maio 2024, 10h00
luiza-romao
Luiza Romão sobe aos palcos com a peça "Também guardamos pedras aqui"  (Sérgio Silva/divulgação)
Continua após publicidade

“Também Guardamos Pedras Aqui” (Editora Nós) está em cartaz no Sesc Vila Mariana até 18 de maio. A peça é uma adaptação do livro homônimo da autora e atriz Luiza Romão, laureado em 2022 com o Prêmio Jabuti nas categorias Poesia e Livro do Ano.

“O Prêmio Jabuti possibilitou que meu trabalho chegasse a muitos leitores novos. Até então, meus livros eram vendidos de mão em mão, após leituras, batalhas [de slam] e performances. E de repente, eles estão por toda parte, em bibliotecas, feiras, livrarias e escolas, encontrando um público que não me conhecia”, contou a autora em entrevista à Bravo! publicada no ano passado.

luiza-romao
(Sérgio Silva/divulgação)

Sob a direção de Eugênio Lima, o espetáculo apresenta uma encenação performática dos poemas que subvertem os clássicos “Ilíada” e “Odisseia”, de Homero, para jogar luz sobre narrativas e personagens femininas historicamente apagadas.

“Fui mapeando as atmosferas, percebendo que o livro era sobre violência, era sobre a literatura ocidental ser fundada a partir de um massacre, era sobre como essas tecnologias de morte chegam na América Latina via processo colonial e causam um estrago imenso e contínuo, que se perpetua até hoje, era sobre reler os clássicos e questionar esse estatuto canônico, era sobre uma viagem no tempo, era sobre escavar vozes femininas soterradas ao longo da história”

Continua após a publicidade

Os versos de Romão serão performados de inúmeras formas: falados direto no microfone, reproduzidos com efeitos de delay ou sobreposição, falados sem o auxílio de um amplificador de volume ou simplesmente escritos. A apresentação será acompanhada de projeções com trechos de filmes e registros de ações urbanas assinadas por VJ Vic Von Poser

luiza-romao
(Vic Von Poser/divulgação)

Leia a entrevista completa com Luiza Romão abaixo:

Continua após a publicidade

 

luiza-romao
(Vic Von Poser/divulgação)

­ 

Também Guardamos Pedras Aqui

Sesc Vila Mariana
R. Pelotas, 141 – Vila Mariana, São Paulo
de 3 a 18 de maio; sex e sáb, às 20h
ingressos: a partir de R$ 12 (credencial plena) a R$ 40 (inteira)

Publicidade