Cantora Cyva, do Quarteto em Cy, morre aos 85 anos
A fundadora do grupo musical estava internada há um mês em um hospital da capital carioca
Cyva Ribeiro de Sá Leite, cantora do Quarteto em Cy, morreu na noite do último domingo (22/10), aos 85 anos. A fundadora do grupo musical estava internada há um mês em um hospital da capital carioca e não resistiu a um quadro de septicemia, de acordo com informações do jornal O Globo.
A notícia foi confirmada pela conta do Quarteto em Cy no Instagram em uma nota oficial de falecimento: “É com imenso pesar que noticiamos a passagem de Cyva, integrante e fundadora do Quarteto em Cy. Cyva participou de toda a carreira do grupo, desde 64, todas as formações. Grande líder, uma irmã e tia generosa com todos, uma amiga sensível. Vai fazer muita falta! Que Deus e os anjos a recebam com muita luz”.
Em outra postagem, as integrantes do grupo Corina, Cynara e Keyla prestaram homenagem à cantora, que foi a única integrante de todas as formações musicais até agora:
O pioneiro Quarteto em Cy foi formado em 1964 pelas irmãs Cyva, Cynara, Cybele e Cylene, conhecidas no início de carreira como “As Baianinhas”, uma alusão à cidade natal de Ibirataia. O falecimento de Cyva acontece somente seis meses depois da partida de Cynara e nove anos após a morte de Cybele (1940 – 2014). Cylene é a única integrante viva da formação original.
Considerado o maior e mais antigo quarteto vocal do País, o quarteto foi formado na Bahia por influência de figuras importantes da MPB como Vinicius de Moraes e Dorival Caymmi. O álbum homônimo de estreia Quarteto em Cy (1964), Resistindo (1977), Cobra de vidro (1978 – com o grupo MPB4), Querelas do Brasil (1978) estão entre os maiores sucessos das intérpretes que deixaram uma marca na história da bossa nova.
Relembre abaixo uma apresentação do grupo em 1967: