Selton Mello vai adaptar “O Alienista” para o cinema
Produzido pela Conspiração Filmes, o longa será dirigido pelo próprio ator, que também interpretará o papel de Dr. Simão Bacamarte
Selton Mello surpreendeu o público com mais uma novidade. Além de lançar neste mês a comédia-terror Anaconda, dirigida por Tom Gormican, o ator anunciou que vai adaptar para o cinema o romance O Alienista, de Machado de Assis.
A revelação foi feita em seu perfil no Instagram, onde Selton afirmou que o projeto era um desejo antigo. “Um desejo de mais de vinte anos. Chegou a hora de levar ao grande público essa história estupenda que sempre me encantou. Impressionante como fica cada vez mais e mais atual. Machado de Assis, nosso mestre absoluto. Simão Bacamarte, personagem dos meus sonhos.”
https://www.instagram.com/p/DR4fK6jgJF1/
Produzido pela Conspiração Filmes, o longa terá Selton no papel do Dr. Simão Bacamarte. Publicado em 1882, o livro acompanha o médico de Itaguaí em sua tentativa de compreender a mente humana. Para isso, ele cria a Casa Verde, um hospício onde passa a internar todos que considera desequilibrados. Com o tempo, seus critérios se tornam cada vez mais amplos e arbitrários, levando a cidade a revoltas e confrontos — até que o próprio Bacamarte se reconhece como objeto de estudo. Essa não será a primeira vez que o livro é adaptado para o cinema. Em 1993, Guel Arraes dirigiu uma versão cinematográfica estrelada por Marco Nanini, Giulia Gam, Marisa Orth e Sérgio Mamberti.
Além de interpretar o protagonista, Selton também assina a direção, retomando uma função que já exerceu em títulos como O Filme da Minha Vida (2017), O Palhaço (2011), A Mulher Invisível (2011), Feliz Natal (2008) a série Sessão de Terapia (2012).
O anúncio chega em um momento de destaque internacional para o ator, que recentemente integrou o elenco de Ainda Estou Aqui, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional. Na sequência, ele foi escalado para Anaconda, contracenando com Jack Black e Paul Rudd.