Avatar do usuário logado
Usuário

Oscar 2026: confira a lista de indicados a Melhor Filme Internacional

O filme nacional O Agente Secreto recebeu quatro indicações na principal premiação do cinema mundial

Por Redação Bravo!
22 jan 2026, 11h53 • Atualizado em 22 jan 2026, 13h18
agente-secreto-kleber-mendonca-filho-wagner-moura-festival-cannes-filme-diretor
O diretor Kleber Mendonça Filho, Emilie Lesclaux e Wagner Moura (Brent Travers/divulgação)
Continua após publicidade
  • Os brasileiros têm motivos para comemorar neste fim de semana com as indicações ao Oscar 2026. O filme nacional O Agente Secreto recebeu quatro indicações na principal premiação do cinema mundial. Além da produção, o diretor de fotografia brasileiro Adolpho Veloso também foi reconhecido pela Academia e concorre na categoria Melhor Fotografia, pelo trabalho em Sonhos de Trem. 

    A seguir, conheça os filmes que disputam com o Brasil a estatueta de Melhor Filme Internacional.

    Foi Apenas um Acidente

    Dirigido por Jafar Panahi, o thriller acompanha Vahid, um mecânico que acredita reconhecer, por acaso, o homem que o torturou na prisão. Decidido a se vingar, ele o sequestra, mas a única evidência de sua identidade é o som da perna protética do suspeito. Em busca de confirmação, Vahid reúne outras ex-vítimas do regime, dando início a um confronto atravessado por memória, dúvida e dilemas morais.

    No elenco estão Vahid Mobasseri, Mariam Afshari, Ebrahim Azizi, Hadis Pakbaten, Majid Panahi, Mohamad Ali Elyasmehr, Delmaz Najafi, Afssaneh Najmabadi e George Hashemzadeh.

    Valor Sentimental

    Dirigido por Joachim Trier, o filme acompanha as irmãs Nora e Agnes, que retomam o contato com o pai distante, Gustav, um diretor de cinema em busca de um retorno à cena. Após ter um papel recusado por Nora, ele o oferece a uma jovem atriz americana em ascensão, o que reacende tensões familiares e expõe conflitos afetivos e profissionais. A chegada da estrela estrangeira altera o equilíbrio entre pai e filhas, colocando em choque expectativas, frustrações e vínculos mal resolvidos. O longa está em cartaz nos cinemas brasileiros.

    Continua após a publicidade

    O elenco reúne Renate Reinsve, Stellan Skarsgård, Inga Ibsdotter Lilleaas e Elle Fanning.

    Sirat

    Dirigido por Oliver Laxe, Sirat acompanha um pai e seu filho que atravessam o deserto do Marrocos em busca de Marina, filha e irmã desaparecida após frequentar uma rave. Ao seguir um grupo de jovens rumo a uma última festa nas montanhas áridas, a dupla se vê imersa em um universo marcado pela música eletrônica, pela liberdade e pelo choque de gerações.

    O filme é estrelado por Sergi López, Bruno Núñez Arjona e Richard Bellamy, com estreia marcada para 26 de fevereiro.

    Continua após a publicidade

    A Voz de Hind Rajab

    Dirigido por Kaouther Ben Hania, The Voice of Hind Rajab reconstrói uma noite de terror em Gaza, quando um pedido de ajuda ao departamento humanitário se transforma em uma corrida contra o tempo para salvar Hind Rajab, uma menina palestina de seis anos presa dentro de um carro sob fogo cruzado. A partir do contato telefônico real mantido com a criança, o filme acompanha os esforços dos voluntários da Cruz Vermelha para coordenar um resgate em meio à violência extrema. Estreia em 29 de janeiro no Brasil.

    O longa recebeu o Leão de Prata – Grande Prêmio do Júri no Festival de Veneza 2025.

    Continua após a publicidade

    O Agente Secreto

    Não poderia ficar de fora. Dirigido por Kleber Mendonça Filho, O Agente Secreto é um drama ambientado em 1977, que acompanha um especialista em tecnologia que retorna à sua cidade natal, Recife, tentando escapar de um passado enigmático. A busca por tranquilidade, no entanto, é frustrada quando ele percebe que o lugar está longe de oferecer o refúgio esperado. Em cartaz nos cinemas.

    O filme é estrelado por Wagner Moura, Maria Fernanda Cândido e Gabriel Leone.

    Publicidade
    TAGS: