Avatar do usuário logado
OLÁ,

Festival Olhar de Cinema 2024: mais de 80 filmes movimentam Curitiba

A 13ª edição do evento ocorre entre os dias 12 e 20 de junho; veja quais filmes não perder

Por Redação Bravo!
3 jun 2024, 09h00
Olhar-de-Cinema-2024
Salão de Baile (Olhar de Cinema 2024/reprodução)
Continua após publicidade

A 13ª edição do Olhar de Cinema vai movimentar a cidade de Curitiba entre os dias 12 e 20 de junho. Ao longo desse período, o público poderá conferir mais de 80 longas e curtas-metragens do mundo todo. Os ingressos já estão disponíveis no site oficial com valores que vão de R$8 (meia-entrada) a R$16.

A programação congtempla 10 mostras cinematográficas, cada uma propondo um novo olhar sobre determinado segmento, pauta, idade, diretor ou estilo de produção. São elas, a Competitiva Brasileira, a Competitiva Internacional, a Novos Olhares, a Mirada Paranaense, a Exibições Especiais, a Olhar Retrospectivo, a Olhares Clássicos, a Foco, a Pequenos Olhares e o Filme de abertura e Encerramento. 

Olhar-de-Cinema-2024
cartaz Olhar de Cinema 2024 (Olhar de Cinema 2024/divulgação)

Produções para as crianças, estreias, obras de cineastas paranaenses e clássicos restaurados são algumas das opções que compõem a ampla programação do evento. As exibições ocorrem no Cine Passeio, no Cinemark Mueller, na Ópera de Arame e também no Teatro da Vila, no CIC – Cidade Industrial de Curitiba. Além disso, de 18 de junho a 7 de julho os curtas brasileiros do festival também estarão disponíveis gratuitamente na plataforma de streaming Itaú Cultural Play para todo o Brasil. 

Confira 5 filmes de destaque na programação

Olhar-de-Cinema-2024
Retrato de um Certo Oriente (Matizar Filmes/reprodução)

Retrato de um Certo Oriente

Escolhido para abrir o evento, o filme será exibido em sessão exclusiva na Ópera de Arame – um dos pontos turísticos mais populares do Paraná. Com direção de Marcelo Gomes, a narrativa traz personagens que foram expulsos de suas terras por conflitos sociopolíticos e é baseado no romance do escritor amazonense Milton Hatoum.

Continua após a publicidade

Sessões: 12 de junho, às 18h, na Ópera de Arame.

Olhar-de-Cinema-2024
Lista de Desejos Para Superagüi (Olhar de Cinema 2024/reprodução)

Lista de Desejos Para Superagüi

Superagüi, Paraná, sul do Brasil. Nesta ilha, onde são limitadas a exploração da pesca e o uso da terra, vemos detalhes da vida caiçara. Pouco a pouco, tomará forma um protagonista: Martelo, pescador de 70 anos que luta por seu direito à aposentadoria. Ganhador do prêmio principal da mostra Aurora em Tiradentes, o primeiro longa-metragem dirigido por Pedro Giongo ilumina, no contato direto com Superagüi e seus habitantes, os desejos terrenos de Martelo por melhores condições de trabalho e por tudo voltar a ser como era antes.

Sessões: 16 de junho, às 21h15, no Cinemark Mueller; 18 de junho, às 16h20, no Cine Passeio Luz;

Continua após a publicidade
Olhar-de-Cinema-2024
Salão de baile (Olhar de Cinema 2024/reprodução)

Salão de baile

Este documentário do pesquisador Juru e da cineasta Vitã apresenta a cultura do ballroom, mostrando as Houses fluminenses, que se apropriam de influências estrangeiras e de elementos reconhecidamente brasileiros para construir um universo que combina dança, música, moda e performance a partir das experiências queer periféricas e racializadas. 

Sessões: 19 de junho, às 19h, no Cinemark Mueller; 19 de junho às 19h15, no Cine Passeio Ritz. 

Olhar-de-Cinema-2024
Mário de Andrade, o Turista Aprendiz (Olhar de Cinema 2024/reprodução)
Continua após a publicidade

Mário de Andrade, o Turista Aprendiz

Em 1976, são lançadas, postumamente e sob o título de “O Turista Aprendiz”, as anotações feitas por Mário de Andrade durante viagem realizada pelo Rio Amazonas, numa travessia que antecedeu a publicação de sua obra mais consagrada, o livro “Macunaíma”, de 1928. Com uma experimentação visual arrojada e em constante reinvenção, o diretor Murilo Salles recompõe essa jornada, navegando pelas memórias, particularidades, originalidades e contradições de um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX, com um olhar que se propõe a encarar as complexidades do personagem e de seu tempo.

Sessões: 14 de junho, às 19h, no Cinemark Mueller; 17 de junho, às 16h30, no Cine Passeio Luz; 

Olhar-de-Cinema-2024
Café Lumiere (Olhar de Cinema 2024/reprodução)

Café Lumiere

Continua após a publicidade

Em uma Tóquio contemporânea, Yoko pesquisa a vida e obra de um músico taiwanês. Ela está grávida de um homem com quem não quer casar e perambula pela cidade em busca de um café que o músico frequentava. No ano do centenário de nascimento do cineasta japonês Yasujiro Ozu, o diretor Hou Hsiao-hsien o homenageou com a realização deste filme, produzido pela produtora japonesa Shochiku. Cheio de referências ao clássico de Ozu, “Era uma Vez em Tóquio”, o filme nos transporta para uma cidade filmada de tal maneira que parece nos lembrar de outros tempos.

Sessões: 16 de junho, às 17h30, no Cine Passeio Luz; 18 de junho, às 15h45, no Cinemark Mueller; 

Publicidade