10 filmes para conferir no Festival de Cinema Italiano
A programação inclui 32 filmes, que serão exibidos em cinemas de todo o país até o dia 8 de dezembro
Por Redação Bravo!
10 nov 2024, 08h00
Teve início na última sexta-feira a 19ª edição do Festival de Cinema Italiano, que ocorre em diversas salas do país, durante o mês de novembro. Fundado pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo (ITALCAM), o evento apresenta 32 filmes, entre inéditos e clássicos do cinema italiano.
Além das exibições nos cinemas, três títulos também estarão disponíveis por streaming. São eles: Em busca, que conta a história de uma nobre francesa que contrata um roteirista italiano para adaptar Em Busca do Tempo Perdido, de Proust, com a intenção de enviá-lo ao cineasta Luchino Visconti; Posso entrar? Uma ode a Nápoles, um documentário sobre Nápoles visto pelos olhos de Trudie Styler, uma estrangeira apaixonada pela cidade; e Na gaiola, de Massimiliano Zanin, que acompanha Giulia, uma ex-promessa do MMA, que abandona o esporte após um trágico incidente no ringue.
Continua após a publicidade
Outros destaques do festival incluem:
Eu, Capitão, de Matteo Garrone
A jornada de dois jovens, Seydou e Moussa, que saem de Dakar em direção à Europa, enfrentando os perigos do deserto, dos centros de detenção na Líbia e os riscos do mar.
Toquinho: Incontri e Una Guitarra, de Erica Bernardini
Um documentário sobre a carreira de Toquinho, que comemora 56 anos, celebrando sua música e sua trajetória com depoimentos de amigos e parceiros e imagens raras de arquivo.
Continua após a publicidade
Rome Giulietta, de Giovanni Veronesi
Vittoria, uma jovem atriz, disfarçada de homem, conquista o papel de Romeo na peça Romeu e Julieta, desafiando seu próprio passado e suas relações pessoais.
O Penitente, de Luca Barbareschi
Em Nova York, um psiquiatra é pressionado a testemunhar a favor de um ex-paciente violento, levando-o a um dilema moral entre o juramento de Hipócrates, a ética profissional e as pressões da mídia e da justiça.
Continua após a publicidade
Nascida para Você, de Fabio Mollo
A história de Luca, um homem solteiro, gay e católico, que luta para adotar Alba, uma recém-nascida com síndrome de Down, desafiando os preconceitos da sociedade.
LAF, de Michele Riondino
Caterino, um operário da Ilva de Taranto, é recrutado para espionar seus colegas, mas acaba se tornando vítima do sistema perverso que visa quebrar psicologicamente os trabalhadores.
A Alma em Paz, de Ciro Formisano
Dora, uma jovem traficante de drogas, busca uma chance de redenção quando conhece Andrea, um médico, mas seu passado problemático ameaça seu novo romance.
Continua após a publicidade
Sessão Retrospectiva:
O Ouro de Nápoles, de Vittorio De Sica
Antologia de histórias ambientadas em Nápoles, com temas de fidelidade, traição e as complexidades das relações humanas. Sophia Loren interpreta a esposa de um pizzaiolo local.
Abismo de um Sonho, de Federico Fellini
Um casal de recém-casados enfrenta a desilusão de suas expectativas em Roma, enquanto a esposa descobre a mediocridade do homem que admirava.
A Viagem do Capitão Tornado, de Ettore Scola
Um grupo se perde em uma tempestade e busca refúgio em um castelo pertencente a um nobre decadente que deseja seguir sua jornada até Paris.
Continua após a publicidade
O Pequeno Diabo, de Roberto Benigni
O diabo, cansado da monotonia do inferno, encarna uma mulher gorda chamada Giuditta e arma confusões ao tentar se esconder na igreja, onde atrapalha a vida de um padre.
A programação completa e as informações sobre as salas de cinema que exibirão os filmes do festival estão disponíveis no site da mostra.