Avatar do usuário logado
OLÁ,

O lúdico de Flávia Junqueira em nova escala

A artista estreia uma exposição ao ar livre no Parque Ibirapuera e outra no Fiesp, na Avenida Paulista

Por Redação Bravo!
Atualizado em 21 set 2024, 15h23 - Publicado em 21 set 2024, 09h00
flavia-junqueira-fotografia-fiesp-exposicao-ingresso
Real Gabinete Português de Leitura #1, 1837 (2021) (Divulgação/divulgação)
Continua após publicidade

A artista Flávia Junqueira está em cartaz com duas exposições simultâneas em São Paulo. A primeira delas é sua estreia em uma exposição ao ar livre, no Parque Ibirapuera. Nela, a artista elaborou um caminho imersivo com oito trabalhos que remetem aos antigos circos, com balões e objetos em diversos tamanhos.

A exibição faz parte do projeto Contemporâneas realizado com a Banca Galeria. A mostra traz uma série de instalações compostas de balões, espelhos e plataformas reflexivas. “A Banca Galeria é composta de algumas instalações que trazem elementos que as pessoas conhecem no meu trabalho na fotografia, como os balões, por exemplo; as cores, muita cor; as escalas dos objetos, vamos também brincar muito com essas escalas. Trago também uma nostalgia da minha infância, de uma infância dos anos 90 e que talvez as crianças nem conheçam hoje em dia”, antecipa a artista.

 

 

A segunda exposição, Extasia, que abriu nesta semana no Fiesp, também brinca com o lúdico, evocando imagens da infância e da memória. A expografia é resultado de uma longa pesquisa teatral da artista, que explora recursos da cenografia, fotografia, escultura e iluminação.

flavia-junqueira-artista-exposição-ibirapuera-ingresso-datas
A artista Flávia Junqueira na mostra”Contemporâneas”, no Ibirapuera (A4 Holofote/divulgação)
Continua após a publicidade

Com curadoria de Bianca Coutinho Dias, o ambiente exibe nove fotografias encenadas com balões, marca registrada de Flávia Junqueira. As obras foram produzidas nos mais diversos espaços, como no Parque Henrique Lage, no Theatro Municipal de Niterói e no Real Gabinete Português de Leitura, ambos no Rio de Janeiro. “Muitas vezes a rotina da racionalidade nos suprime e nos limita a esquecer e deixar de lado esse lugar extremamente libertador e genuíno”, contou a artista em entrevista recente à Bravo!.

As imagens, em grande escala, trazem objetos lúdicos, como balões, cavalos de carrossel, cortinas de teatro, etc. É como uma imersão na fotografia encenada de Junqueira. Nesta exposição, a artista traz ainda um vídeo do making of da criação das fotografias e uma videoarte, produzida em Piracicaba (SP).

Flavia-Junqueira-artista
(Thomas Frias/divulgação)
Continua após a publicidade

Flávia Junqueira, nascida em São Paulo, utiliza a memória e o imaginário da infância como base para suas criações artísticas. Suas obras combinam o real e o fictício, o presente e o passado, explorando a conexão entre o universo adulto e infantil. A artista trabalha com fotografia e cenografia, transformando espaços arquitetônicos e ao ar livre em cenários de fantasia. Os balões coloridos são elementos centrais em suas composições, sempre integrados ao ambiente. Flávia é representada por galerias no Brasil, EUA, Espanha e Alemanha, levando sua arte para diferentes partes do mundo.

Contemporâneas - Banca Galeria por Flávia Junqueira

Parque Ibirapuera – Jardim da Bienal – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n° – Vila Mariana
Até 14 de novembro de 2024. Das 17h às 23h, com monitoria das 10h às 20h
Entrada gratuita

 

Extasia

Centro Cultural Fiesp – Avenida Paulista, 1313 Até 26 de janeiro. De terça a domingo, 10h às 20h Entrada gratuita

Continua após a publicidade

 

 

Publicidade