Avatar do usuário logado
Usuário

Aniversário de São Paulo: onde visitar museus com entrada gratuita

Neste fim de semana, diversas instituições, como o MIS, Museu da Língua Portugues e Pinacoteca, oferecem uma programação diversa, com apresentações e exposições

Por Redação Bravo!
24 jan 2026, 09h00 •
masp-novo-predio-inauguracao-pietro-maria-bardi-av-paulista
Vista do Masp a partir do Parque Trianon, na Av. Paulista (Leonardo Finotti/divulgação)
Continua após publicidade
  • Que tal aproveitar o aniversário de 472 anos de São Paulo para visitar um museu? Neste fim de semana, diversas instituições estarão abertas com entrada gratuita. Selecionamos algumas opções que valem a visita.

    Pinacoteca de São Paulo (@pinacotecasp)

    A Pinacoteca de São Paulo terá entrada gratuita nos dias 24 e 25 de janeiro. Entre as exposições em cartaz estão Trabalho de Carnaval, que reflete sobre os profissionais envolvidos na maior festa popular do país; Radiola de Promessa, de Gê Viana, exibida na Sala de Vídeo; e Meteorium, instalação inédita da artista francesa Dominique Gonzalez-Foerster. Também segue em exibição a mostra Beatriz González: a imagem em trânsito, distribuída entre os edifícios do museu.

    Onde: Praça da Luz, 2 – Luz, São Paulo
    Sáb e dom, das 10h às 18h.

    MASP (@masp)

    O MASP terá entrada gratuita neste domingo, mediante retirada de ingressos pelo site. No Edifício Lina, o público pode conferir exposições como Acervo em Transformação, além de mostras de Clarissa Tossin, André Taniki Yanomami, Abel Rodríguez — Mogaje Guihu, Minerva Cuevas e Maya Watanabe. No Edifício Pietro, segue em cartaz Histórias da ecologia. Já no Vão Livre, está em exibição a instalação O Outro, Eu e os Outros, de Iván Argote.

    Onde: Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista, São Paulo
    Dom, das 10h às 17h.

    Continua após a publicidade

    Museu da Língua Portuguesa (@museudalinguaportuguesa)

    O Museu da Língua Portuguesa é uma boa opção de passeio no fim de semana do aniversário da cidade, com entrada gratuita no sábado (24) e no domingo (25). Instalado no prédio histórico da Estação da Luz, o museu apresenta exposições sobre a diversidade da língua portuguesa no Brasil e sobre a influência do funk nos modos de falar, vestir e criar. A programação inclui a exposição principal, com experiências interativas sobre os falares brasileiros, e a mostra temporária FUNK: Um grito de ousadia e liberdade.

    Onde: Praça da Luz, s/n – Luz, São Paulo
    Sáb. e dom, das 09h às 16h30.

    Museu da Imagem e do Som (MIS) (@mis_sp)

    O MIS oferece entrada gratuita para as exposições Nova Fotografia, Jean Manzon e Linha do Tempo da Fotografia.

    Continua após a publicidade

    Onde: Avenida Europa, 158 – Jardim Europa, São Paulo
    Domingo, das 10h às 18h.

    Museu das Favelas (@museudasfavelas)

    O Museu das Favelas celebra o aniversário de São Paulo nos dias 24 e 25 de janeiro com uma programação gratuita no Centro Histórico. A agenda reúne visitas mediadas, debates, atividades musicais e exposições que reafirmam as favelas e periferias como parte fundamental da história e da construção social da cidade. Entre os destaques está a exposição Imaginação Radical: 100 anos de Frantz Fanon, dedicada ao pensamento do intelectual martinicano.

    Onde: Largo Pátio do Colégio, 148 – Centro Histórico de São Paulo
    Sáb. e dom, das 10h às 17h.

    Continua após a publicidade
    Publicidade
    TAGS: